Home >

L’Oréal pretende se tornar a empresa número um de beauty tech

CDO da empresa detalha estratégia de transformação digital da companhia de 150 anos

Carolina Pereira

22/04/2019 às 11h14

Foto:

Há seis meses, Andrea Iorio surpreendeu o mercado com o anúncio de que deixaria o comando do aplicativo Tinder na América Latina, empresa que já nasceu 100% digital, para assumir o cargo de Chief Digital Officer (CDO) da L’Oréal, companhia com 150 anos de história. O movimento simboliza a estratégia da companhia de cosméticos de reforçar sua cultura digital globalmente e se tornar a beauty tech número um do mundo.

“Antes, a L’Oréal era uma companhia product centric, de grandes produtos. Agora, o grande desafio é se tornar uma empresa customer centric e estar bem mais próxima das consumidoras”, resume Iorio, que participou de apresentação feita para CIOs durante IT Forum 2019, na Bahia, na qual compartilhou a estratégia de transformação digital da fabricante de cosméticos.

Nessa nova fase da L’Oréal, o e-commerce é peça-chave, e o objetivo é atingir 20% das vendas por este canal. A meta é parte do que a companhia chama de 20/50/100: além de ter um quinto das vendas provenientes de comércio eletrônico, metade (50%) virá do contato direto com a consumidora. O número 100 se refere ao objetivo de que o total da receita seja proveniente de love brands, com o marketing digital no centro dessa estratégia de aspiração. Nesse contexto, o relacionamento com influenciadores, principalmente cabeleireiros, está em foco, segundo Iorio.

Ele ressalta também que a nova jornada do consumidor não está apenas no digital: ela passa por uma integração entre o off-line e on-line, por isso estabelecer uma estratégia omnichannel é um de seus principais focos na L’Oréal. Um exemplo disso é a iniciativa que permite aos clientes efetuar a compra pelo e-commerce e retirar o produto no salão de beleza mais próximo, sem ter que esperar pelo tempo de entrega. “Isso cria ecossistema que beneficia a todos”, acredita o CDO.

O aumento da conversão é a grande vantagem do omnichannel. “Por meio do omnichannel, damos mais oportunidades para a consumidora converter, porque a empresa passa a estar presente em mais pontos de contato com o cliente. Juntamos as peças todos os canais, convergindo para oferecer a melhor experiência ao consumidor”, resume.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail