Home > Notícias

Mundo digital pode ser solução para alto volume de dados corporativos

Déborah Oliveira

20/07/2015 às 9h36

Mundo digital pode ser solução para alto volume de dados corporativos
Foto:

O mundo tem observado uma explosão na quantidade de dados nas últimas décadas e as empresas lutam para se adaptar a tudo isso, com sistemas mais dinâmicos e simplificados que atendam às necessidades. 

Estudos recentes apontam para uma média diária de 700 informações trocadas, ou seja, 500 e-mails, cinco faxes, cem documentos, 50 imagens, 40 interações sociais, dez contratos e dez vídeos. Se multiplicarmos isso para 8 mil funcionários de uma empresa comum, chegaremos ao número impressionante de 1,9 bilhão de informações por ano. 

Em paralelo, pessoas e companhias utilizam cada vez mais dados móveis, com a troca de informações e arquivos pelo celular. Organizações internacionais de telefonia indicam que o tráfego de dados móveis deverá aumentar 13 vezes até 2017. 

Diante desse cenário, é essencial que a área de Gestão da Informação Corporativa (ECM) simplifique os processos com base nas seguintes características: 
  • Reduzir a complexidade do trabalho
  • Minimizar os erros humanos em tarefas de rotina do trabalho
  • Permitir acesso mais fácil às informações para um público maior
A sintonia dos CIOs com as outras áreas da empresa tornou-se crucial para a otimização dos processos tecnológicos. O processo de troca de informações entre as áreas e os sistemas faz toda diferença pela eficácia, integração de dados e valor agregado. As companhias que investem continuamente em TI e no gerenciamento de informação, consideradas ‘líderes digitais’, se destacam no mercado e lucram até 26% mais do que seus concorrentes, de acordo com o Gapgemini Consulting e o MIT Center for Digital Business.

A melhor forma de fazer frente às essas transformações digitais é unir forças em prol de um “Digital First World” (Mundo Digital), no qual digitalização e maior oferta de dados estarão entre as principais bandeiras. Vários fatores estão envolvidos, impulsionando a transformação dos negócios em negócios digitais: força de trabalho em transformação; segurança e governança; pressão regulatória; novas tecnologias e clientes digitais. 

O papel das novas tecnologias também adquire um peso muito grande, já que as organizações precisam fornecer acesso direto e irrestrito à informação. As novas tecnologias digitais capacitam os colaboradores de várias formas que antes eram improváveis. 

Força de trabalho em mudança
Um ponto que merece destaque é a nova força de trabalho jovem que vai mudar as atitudes tradicionais das empresas com seus colaboradores, trabalho e local de trabalho. Mais da metade dos jovens diz que não aceita uma vaga profissional se não for permitido o uso de redes sociais. Isso demonstra que os líderes das organizações precisam se adaptar à nova realidade e criar políticas mais flexíveis que estejam em linha com o perfil de seus colaboradores

As mudanças na área de ECM são fundamentais para manter o ritmo de informações e sistemas, que contribuem diretamente para o sucesso dos negócios. A eficiência operacional é um dos fatores essenciais que trata da sobrevivência das empresas em um mercado de disputa constante. 

Roberto Regente Jr. é vice-presidente da OpenText para América Latina e Caribe

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail