Home > Notícias

NETmundial recebe sugestões para aprimorar internet no mundo

Déborah Oliveira

07/11/2014 às 11h39

NETmundial recebe sugestões para aprimorar internet no mundo
Foto:

A NETmundial, plataforma multissetorial para impulsionar soluções baseadas na colaboração para um ecossistema distribuído de governança da rede, vai receber, por meio de seu site, sugestões para aprimorar o funcionamento da internet no mundo. A ideia é que toda a comunidade web contribua para a iniciativa.

O objetivo é promover coordenação e cooperação entre as partes interessadas, promovendo a internet como um recurso compartilhado, neutro e global para a solidariedade humana e o progresso econômico. A plataforma será secretariada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pela Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (Icann, na sigla em inglês), em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF).

A NETmundial vai usar o crowdsourcing para a formulação de propostas inovadoras que possam ser adotadas por organizações ou nações. As atividades devem complementar os esforços do Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês) e de outros foros e organizações."Qualquer um pode participar da iniciativa", afirma o presidente e CEO da Icann, Fadi Chehadé. "Qualquer ideia, atividade, projeto. Todos são bem-vindos. Por favor, venham”, convida.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a participação da comunidade global para melhorar o marco de governança da internet se balizará no documento aprovado em abril deste ano com os princípios e o roteiro para a transição rumo ao novo modelo.

Até 6 de dezembro, também é possível sugerir integrantes para o futuro conselho de coordenação, de caráter multissetorial e diversificado.

Segundo o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, membro do CGI.br, a ação baliza o início dos esforços para impulsionar o espírito de cooperação para resolver questões de maneiras tangíveis. A previsão é que a iniciativa comece a gerar soluções práticas em 2015.

*Com informações do MCTI

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail