Home > Notícias

Neurociência pode auxiliar na rotina dos profissionais de TI

Livia Scatena

08/11/2017 às 17h51

Foto:

Em sua plenária no IT Forum Expo, o coach e trainer Bruno Bakaukas Neto, do Neuroleadership Institute, falou sobre como o conhecimento do cérebro e da neurociência pode aprimorar a eficácia do profissional de TI. "É possível transformar a liderança por meio da neurociência", disse.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, Bakaukas Neto acredita que o que faz a diferença na carreira de um profissional de TI é a habilidade de lidar com pessoas, de promover um ambiente seguro.

"O algoritmo de funcionamento do cérebro é o princípio organizador do cérebro. O cérebro está sempre em um dos modos funcionais, de recompensa ou de ameaça; o primeiro afasta o próximo. Aguça o sistema límbico, impedindo que a criatividade das pessoas aflore, enquanto o segundo se aproxima, agrega", relatou.

Segundo o coach, o melhor líder é aquele que consegue criar um ambiente para trazer o cérebro das pessoas para o modo funcional de aproximação. "Como? Há três praticas importantes. A primeira é reconhecer as pessoas de um modo assertivo, pois o interlocutor não lembra muito bem o que você diz, mas se recorda de como o outro o fez sentir. A segundo é poder fazer perguntas que provoquem as pessoas a pensar e, por fim, a terceira é a possibilidade de estabelecer conexões."

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail