Home > Notícias

Novo cenário de transformação exige adaptação dos CIOs

Pesquisa aponta transformação digital e networking como principais conhecimentos e habilidades a desenvolver pelo profissional de TI

Carolina Pereira

19/04/2019 às 15h08

Foto: Photo Gama

Não é a idade que definirá se um CIO ou outro profissional de TI ficará desatualizado ou não, e, sim, como as pessoas tratam suas carreiras. A conclusão é do painel “Carreira em Transformação e o Profissional da Nova Era”, que ocorreu durante o IT Forum 2019. “Algumas pessoas não querem mudar, e nem sempre são as pessoas mais velhas”, analisa Alberto Campos, CIO da Serasa Experian.

Segundo Campos, a área de TI atualmente apresenta um novo cenário, no qual é necessário diminuir a hierarquia existente e pensar que os ciclos nas empresas podem ser menores do que antes. Com isso em mente, ao assumir a TI da Serasa, há cerca de um ano e meio, o executivo diminuiu de sete para três os níveis hierárquicos na área de tecnologia, ganhando mais agilidade.

Viviane Lusvarghi, CIO da Cidade Matarazzo, aponta que atualmente são requeridas novas habilidades do profissional de TI, como saber falar com investidores e outras questões voltadas mais aos negócios do que à tecnologia, por exemplo.

A formação em psicanálise ajudou Viviane a entender as constantes transformações na carreira, e prestar atenção na necessidade de autoconhecimento para poder estar sempre em crescimento. “Ganhei novas áreas e fui enfrentando novas realidades. Nesse processo, o autoconhecimento foi essencial”, conta.

Nesse cenário em transformação ao qual os CIOs precisam se adaptar, alguns novos conhecimentos e habilidades são prioridade. Apresentada durante o painel, a pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, realizada pela IT Mídia, mapeou o perfil dos profissionais presentes no IT Forum 2019 e mostrou que desenvolver e dominar o conceito de transformação digital aplicável à sua empresa é apontado por 32,8% dos líderes de TI quando se fala em conhecimentos a desenvolver. Além disso, quase 18,0% veem como próximo passo na carreira assumir uma nova área em transformação digital como Chief Digital Officer ou similar, o que também reforça ainda mais o interesse especial por esta área.

Já nas habilidades pessoais, o relacionamento externo (networking) foi apontado por 38,8% dos líderes de TI como uma necessidade. No entanto, mesmo com todas as novas necessidades do mercado, a maioria dos CIOs (58,3%) ainda acredita ter bons conhecimentos sobre o negócio e o setor da empresa. “Atualmente as mudanças são muito grandes e sempre há um elemento novo a ser aprendido. É preciso ficar atento”, alerta o consultor Sergio Lozinsky.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail