Home > Notícias

Novo modelo de educação precisa incluir soft skills

Palestra no IT Forum X levantará a discussão, refletindo sobre a importância de inserir as soft skills no ecossistema educacional

Tatiana Olaya

19/06/2019 às 9h26

Foto: Shutterstock

O modelo atual de educação está basicamente focado no desenvolvimento de habilidades técnicas, ou nas hard skills. Mas hoje o mercado demanda muito mais competências e o futuro que se desenha já não tem mais espaço apenas para elas. Entram em cena, portanto, as soft skills.

Recentemente, especialistas em recrutamento da Robert Half listaram habilidades que são requeridas pelo mercado. Entre elas estão comunicação, resiliência e trabalho em equipe. Sinal de que o mercado corporativo percebeu que é mais efetivo ensinar habilidades técnicas do que comportamentais. Mas será que as instituições de ensino estão preparadas para virar essa chave?

Para refletir sobre a necessidade de transformação do sistema educacional e propor um modelo que trabalhe essas habilidades entre os futuros profissionais, participa da sétima edição do IT Forum X, Apostolos Antonopoulos, mestre em Administração - Inovação e Conhecimento e docente os cursos de engenharia e tecnologia do Complexo Educacional FMU.

O executivo refletirá sobre o porquê as ‘soft skills’ ainda não serem trabalhadas no sistema educativo atual, analisando fatores como a falta de preparação dos docentes e resistência do sistema à troca de conhecimento.

Antonopoulos apresentará também seus avanços no desenvolvimento de um modelo moderno que focará no aperfeiçoamento dessas ‘skills’, uma vez que para o acadêmico, na Sociedade 5.0, essas competências serão as que nortearão o crescimento dos futuros profissionais. Para ele, trabalhar essas habilidades tirará os alunos da rotina, transformará a experiência de aprendizagem também para os professores e formará uma sociedade mais crítica diante das constantes mudanças disruptivas que virão.

O IT Forum X é um evento organizado pela IT Mídia, e será realizado os dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O palco da inovação terá como tema central o Eu 5.0.

Interessou-se? Clique aqui para garantir seu ingresso e conferir a apresentação de Antonopoulos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail