Home > Notícias

O app que você baixou é realmente seguro?

Guilherme Borini

15/08/2017 às 12h56

Foto:

A pesquisa “Você é um especialista em cibernética?”, realizada pela empresa de cibersegurança Kaspersky Lab, mostra que uma parte significativa dos usuários brasileiros de smartphones instalam aplicativos em seus dispositivos sem entender quais são as possíveis consequências desse ato. Este app é realmente seguro?

Ainda segundo o estudo, quase 40% dos consumidores não revisam o contrato de licença do aplicativo ao baixar no celular, sendo que quase 15% não leem as mensagens de instalação desses programas. Ou seja, clicam em "avançar" e "aceito" sem saber o compromisso que está assumindo – é como assinar um contrato sem ler suas cláusulas.

A questão é que alguns apps podem colocar em risco a privacidade do usuário, iniciar a instalação de outros programas ou até mesmo alterar a configuração do sistema operacional de um smartphone de maneira legal, pois o usuário autorizou (sem saber) estes acessos durante o processo de instalação.

Confira algumas dicas preparadas pela Kaspersky Lab para baixar e utilizar aplicativos com segurança no celular.

1. Faça download de fontes confiáveis

Os dispositivos móveis também são usados para distração, na qual baixamos jogos inofensivos para passar o tempo. É importante somente baixar apps de fontes confiáveis ou de lojas oficiais, como Google Play e Apple App Store.

2. Sempre cheque a privacidade do aplicativo

É importante ler atentamente as condições e informações ao utilizar apps de jogos e testes. Como você pode compartilhar informações de seus amigos quando você concorda em sincronizar sua lista de amigos, os apps também podem dividir suas informações. Certifique-se de alterar as configurações para controlar as categorias de informações que as pessoas podem ter acesso.

3. Verifique a lista de permissões que o app solicita

Não clique em "avançar" durante a instalação sem verificar o que está aceitando. Alguns aplicativos podem ser usados como um gancho para obter permissão para acessar informações confidenciais de usuários e outras pessoas – como contatos, mensagens privadas, localização, etc., para fins comerciais.

4. Tenha uma senha forte e única

Nunca crie uma senha fácil de ser adivinhada, como datas de aniversário, lugar de nascimento, nome do pais, etc. Dados como esse são fáceis de serem encontros na internet, como Facebook. Para ter uma senha forte, combine letras, números e símbolos. Para administrar suas senhas, utilize um administrador de senhas.

5. Proteja seu dispositivo

Use uma solução de segurança para proteger seu smartphone ou tablet contra ameaças virtuais. Ela protegerá contra apps e sites fraudulentos, mantendo a privacidade do usuário graças aos recursos como filtro de texto e chamada antirroubo, que garantirá a segurança dos dados do usuário se dispositivo for perdido ou roubado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail