Home > Colunas

O poder dos squads

Conheça o modelo multidisciplinar de gestão por trás de grandes empresas que ganham espaço no mercado e trazendo resultados assertivos e inovadores

Thiago Oliveira

05/08/2019 às 15h24

Foto: Shutterstock

Profissionais de diferentes áreas que trabalham em um mesmo projeto combinam suas diferenças e conquistam grandes resultados. Essa é a composição em squad, modelo de gestão que tem sido adotado em grandes empresas e está revolucionado o mercado.

Ganhou visibilidade com a empresa sueca Spotify, que utiliza a estratégia de organização interna de seus times com o objetivo de desenvolver novos serviços e produtos, e se disseminou por empresas em todas as regiões do mundo.

Os squads são times multidisciplinares, autônomos para desenvolver ideias, elencar prioridades e criar novos projetos - adicionando agilidade, criatividade e inovação para as organizações às quais pertencem.

Seu primeiro diferencial ao modo tradicional de equipes é o fato de não possuir a hierarquia convencional – as lideranças são divididas e os times são autogeridos. Todos os participantes trabalham em conjunto e têm espaço para propor alternativas e criar soluções no projeto.

Para organizar o trabalho, cada membro do squad recebe um “papel”, ou seja, uma função dentro do time. Nesse modelo, todos os profissionais trabalham dentro da expertise de suas respectivas áreas, mas com o objetivo comum.

Contudo, uma regra essencial é o rodízio de membros nas equipes. Isso impede que os integrantes se acomodem às suas funções e criem vícios, estimulando o surgimento de novas ideias e soluções.

O poder da gestão eficiente – por que organizar suas equipes em squads?

Implementar uma nova gestão pode ser difícil, mas uma grande mudança, hoje, representa a diferença no futuro.

“Um empreendimento com excelência em gestão pode não ser aquele que cresce mais rápido no começo, mas será aquele que crescerá mais e melhor no longo prazo”, como João Kepler e eu pontuamos em nosso livro, Os segredos da gestão ágil por trás das empresas valiosas.

A organização em squads traz inúmeras vantagens para as empresas que adotaram esse modelo. O mais significativo é o aumento da produtividade e agilidade na realização de projetos, principalmente por facilitar a comunicação e envolver todos os participantes na busca por soluções mais assertivas.

Outro destaque de resultados positivos é o fato de que essa forma de organização promove um engajamento maior entre os membros dos times, pois todos contribuem igualmente para que seja bem-sucedido. Algumas empresas também oferecem premiações de acordo com o desempenho das equipes, o que estimula os profissionais a se manterem comprometidos.

Por ter um perfil multidisciplinar, os squads também motivam os seus membros a atuarem em funções além daquelas que já exercem em suas respectivas áreas. Isso faz com que os participantes tenham contato com novas atividades, conheçam outras práticas e se tornem profissionais mais completos e versáteis.

Entretanto, antes de transformar o modelo de gestão da sua empresa, é preciso avaliar o modelo atual e considerar os riscos. Alterar os processos leva tempo e exige preparo e dedicação a longo prazo.

“A sugestão aqui é uma só: inicie de maneira simples e vá melhorando, automatizando os processos. Mas comece. Tenha em mente que, mesmo que seu negócio tenha um caráter inovador, ele precisa ser bem gerido.”

*Por Thiago Oliveira, empreendedor, investidor e autor best-seller

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail