Home >

O que é constelação empresarial?

Um olhar sistêmico para solução de problemas organizacionais

Lucia Quintino*

04/06/2019 às 19h20

Foto: Shutterstock

Tudo começou em 1995, quando a pedido de um amigo durante um congresso, Bert Hellinger, o criador da constelação sistêmica familiar, usou a metodologia aplicando em questões referentes à sua empresa para ajudá-lo. A constelação familiar tem ganhado cada vez mais abertura nas resoluções de conflitos de aspectos mais variados possíveis em problemas pessoais. O que muita gente não sabe é que podemos aplicar a constelação também em situações empresariais.

A constelação empresarial (ou organizacional) é uma metodologia de suporte e consultoria que tem como finalidade a resolução efetiva de dificuldades ou conflitos no contexto empresarial. Alguns dos problemas que encontramos com frequência em empresas são: a paralisação ou queda no crescimento, clientes que não voltam ou não fidelizam, sócios ou funcionários em conflitos, que não dão resultados ou não tem consistência, que saem sem motivo aparente, entre outros.

O que acontece é que muitas vezes o empresário já buscou ajuda em treinamentos ou trabalhos de consultoria e não teve resultados, e a aplicação da constelação sistêmica empresarial pode ser bastante eficaz, pois irá nos mostrar “o que não estamos vendo”.

Os princípios das constelações nas empresas são os mesmos utilizados na constelação familiar, ou seja:

1- Ordem ou hierarquia;

2- Pertencimento;

3- Equilíbrio (dar e receber).

Quando todos os princípios sistêmicos são vistos e integrados, a empresa começa a funcionar em harmonia e tudo flui. Vale ressaltar que a constelação é feita de forma discreta, não havendo necessidade de conhecimento ou participação dos colaboradores, preservando assim a imagem do empresário.

Você tem a sensação que algo não está certo na empresa ou não está fluindo como deveria? Já fez de tudo que o mercado oferece e mesmo assim parece que sua empresa não “anda”? Pode ser que nesse momento precise de um olhar sistêmico para o problema e assim encontrar a solução.

*Lucia Quintino é especialista em Liderança e terapeuta sistêmica de empreendedorismo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail