Home > Colunas

As 5 competências ideais para conquistar cargos de liderança

Especialista da Carpediem RH destaca 5 competências essenciais para conquistar cargos de liderança.

Wellington Arruda

29/07/2019 às 12h48

Foto: Shutterstock

Normalmente, cargos de liderança e chefia são metas de muitos profissionais. E um dos motivos é o salto influenciado na carreira.

Um dos movimentos que temos visto, inclusive, é o de mulheres alcançando tais cargos. De acordo com o estudo Women in Business 2019, realizado pela Grant Thornton, o Brasil entrou para a lista dos dez países com empresas onde há mais mulheres em cargos de liderança.

Foi divulgado que 93% das empresas do país têm pelo menos uma mulher como líder, sendo 43% de participação em diretorias de recursos humanos. Na diretoria executiva, mulheres do país que ocupam cargos na área financeira são 34%.

Efetivamente nos cargos de chefia, no Brasil elas representam 25% da ocupação, ante 29% relativos ao estudo do ano passado. O estudo foi realizado com mais de 4.500 empresas de médio porte entre os meses de novembro e dezembro de 2018.

Competências essenciais

Mas, de forma geral, são indicadas algumas competências essenciais para se ocupar um cargo de liderança. Aliesh Costa, CEO da Carpediem RH, indica cinco delas que podem ser trabalhadas para atingir estes cargos com mais facilidade.

O grande diferencial dos bons líderes é a sensibilidade para perceber as motivações, necessidades e problemas dos colegas ao seu redor”, destaca a gestora de recursos humanos. A seguir, confira as cinco competências selecionadas como indispensáveis.

1 - Acredite na equipe

"Acredite na equipe. Não basta delegar", destaca Aliesh, acrescentando que este movimento "gera empatia e segurança para o colaborador".

Neste ponto, o líder deve aceitar que nem todas as respostas estarão disponíveis o tempo todo, e que a inteligência coletiva da equipe é o caminho a se seguir. Assim, como cita a CEO da Carpediem RH, cria-se a visão de que a equipe está no papel de protagonista, e não apenas um único personagem.

2 - Seja transparente

Transparência é uma das chaves para construir bases e relacionamentos sólidos. Ouvir as pessoas de sua equipe, ideias, além de encorajar a sua participação nas decisões, tende a criar um ambiente seguro. É desta forma que "cada profissional adquire a confiança necessária para expor seus pontos de vista."

3 - Saiba pedir ajuda

Não somente de gerenciar crises e ser visionário quanto às atividades vive um bom gestor. Ele também é o responsável por admitir quando estiver errado ou não sabe algo. “Reconhecer suas vulnerabilidades estimula, inclusive, o desenvolvimento profissional”, enfatiza a especialista.

4 - Priorize inovar, sempre!

Pessoas com potencial para liderança abraçam desafios, afinal, renovar e aperfeiçoar processos são atitudes esperadas de um líder. “Cada vez mais, as empresas estão valorizando profissionais ousados, que extrapolam o terreno conhecido, assumindo riscos e correndo atrás de oportunidades”.

5 - Tenha agilidade

Existe um conceito em RH conhecido como “learning agility”, que reúne aspectos como: agilidade para mudanças, agilidade mental, agilidade interpessoal e agilidade para resultados. No quesito rapidez, estas são, em síntese, as habilidades essenciais para um líder, que precisa atender as demandas do cotidiano de modo rápido e assertivo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail