Home > Notícias

O que está impulsionando o crescimento dos dados móveis?

Déborah Oliveira

06/02/2015 às 11h14

O que está impulsionando o crescimento dos dados móveis?
Foto:

Este ano marcará um salto exponencial da mobilidade. Jessica Ekholm, diretora de pesquisa do Gartner, compartilhou seus pensamentos sobre o que está impulsionando o crescimento do tráfego de dados móveis, e como prestadores de serviços de comunicações (CSPs) e desenvolvedores de aplicativos móveis vão aproveitar as oportunidades desse mercado. Veja abaixo três motivadores:

Quais são as perspectivas para o uso de dados móveis em 2015?
Segundo Jessica, o tráfego de dados móveis vai continuar a apresentar crescimento de dois dígitos em 2015. O instituto de pesquisas espera que tráfego salte 59% neste ano. Novas redes, mais rápidas, vão aumentar o número de usuários e o acesso a aparelhos 3G e 4G, resultando no aumento do tráfego de dados.

No entanto, diz, o principal motor do crescimento de dados em escala global são os app móveis, especialmente os de vídeo. Embora a velocidade da rede e a confiabilidade sejam prioridade para muitos clientes de telefonia móvel, os apps serão os protagonistas do aumento do volume de tráfego, já que cresce interações entre amigos e família por meio de sistemas de mensageria, acesso a vídeos e streaming de música.

Embora os preços dos serviços 4G caiam para os níveis do 3G, as redes 3G continuarão a alimentar o crescimento de dados em todo o mundo durante os próximos cinco anos. O Gartner prevê que, em 2018, metade das conexões móveis norte-americanas usará redes 4G, mas para os usuários do Oriente Médio e da África o 4G será apenas 3,5% do total da região. Jessica aponta que conexões 3G crescerão 45,7% em todo o mundo em 2015. “A expansão de dois dígitos mostra a longevidade e importância das redes 3G”, afirma.

A disponibilidade de aparelhos 4G mais acessíveis também está alimentando o crescimento do tráfego de dados. Até 2018, usuários 4G vão gerar 46% do tráfego global de dados móveis. Isso porque, em 2018, cada um dos smartphones 4G consumirão três vezes mais dados do que os 3G.

Quais aplicativos móveis vão impulsionar o crescimento de dois dígitos ao longo dos próximos anos?
Vídeos dispositivos móveis são, de longe, o maior condutor de dados móveis. Os dados recolhidos pelo Gartner de várias operadoras de celular sugerem que o vídeo móvel está gerando 50% de todos os dados móveis. “Esperamos que streaming de vídeo, representem mais de 60% do tráfego de dados móveis em 2018”, afirma Jessica. 

O crescimento do número de usuários de serviços de chamadas de vídeo também é notável. Em termos de tráfego, cinco minutos de uma videochamada 3G no FaceTime usa até 15MB de dados. No entanto, como existem muitos usuários simultâneos, a quantidade total coletiva pode ser grande. Além disso, o streaming de música móvel pode facilmente gerar centenas de megabytes de dados, mas isso varia muito entre os aplicativos. Por exemplo, um usuário ouvindo música no Spotify pode consumir mais do que o dobro de dados do que um usuário do Pandora.

O que provedores de comunicação e desenvolvedores de aplicativos móveis devem fazer para aproveitar esse crescimento?
A quantidade de consumidores na web, seja via telefone celular, tablet ou PC, vai continuar a saltar. Para aproveitar esse cenário, os provedores de serviços de comunicação precisam se concentrar na criação de preços com foco no acesso a dados, como os planos compartilhados. Eles também terão de aperfeiçoar os serviços já oferecidos, com foco na criação de experiências mais ricas, mais envolventes e mais personalizadas, para aumentar o número de clientes.

À medida que o mercado de apps amadurece, desenvolvedores de aplicativos terão de aguçar seu foco na comercialização e na transparência de seus apps, a fim de reter clientes. A pesquisa do Gartner indica que, embora early adopters tradicionais sejam os principais usuários das novas tecnologias e dispositivos, os jovens fazem maior uso de aplicativos móveis. Isso vai exigir que desenvolvedores de aplicativos ajustem suas técnicas e resolvam as diferenças entre os diferentes grupos de usuários.

O futuro vai ser difícil para provedores de serviços de comunicação e desenvolvedores de aplicativos móveis que decidirem não atualizar as experiências de usuário como diferencial competitivo. Os líderes de mercado serão aqueles fornecedores mais capazes de satisfazer a demanda dos consumidores para o uso de dados.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail