Home > Notícias

Procurement Garage promove mais vantagens competitivas com soluções da Systax

Parceria entre a empresa e a Systax aprimora questões fiscais da Procurement Garage na área de suprimentos

27/07/2018 às 11h13

Foto:

A Procurement Garage é uma consultoria especializada em dois segmentos, que são Procurement (Transformação do setor de compras em conjunto com o Planejamento estratégico dos clientes para elevar o nível de maturidade) e Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos).

Fundada por Paulo Esteves, ex-vice-presidente Global de Procurement da ABInBev, e Leonardo Alexander, ex-head de Suprimentos da AmBev, inicialmente nos Estados Unidos em 2013 e no Brasil em 2014, a empresa possui três pilares importantes: Procurement Transformation (transformação de suprimentos – que envolve a parte de consultoria), tecnologia (onde fazem implementação e integração de plataforma de “e-procurement”, softwares de gestão da área de suprimentos/compras, contratos e fornecedores) e coaching mentoring (com o Procurement Garage Education, treinamentos in company e abertos na área de atuação da PG).

A Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com mais de 3,9 milhões de regras tributárias, é a mais nova parceira da PG. A parceria entre as empresas se dá, principalmente, no pilar da tecnologia, com toda a expertise da Systax na área tributária, fornecendo à PG um suporte às ferramentas e softwares voltados para a área de suprimentos e visa também gerar vantagens competitivas.

A PG chegou no Brasil em 2014, com o sócio e co-fundador Leonardo Alexander Cerqueira. Seu portfólio conta com clientes como AmBev, BRF, Ipiranga, Hypera, Dasa e Cinemark. Segundo Cerqueira, a PG é uma “Consultoria Boutique”, pois a empresa é uma consultoria com mais de 30 anos de expertise na área de suprimentos, formada por ex executivos de grandes empresas tais como Amazon, BP, P&G, BRF etc. A organização tem como objetivo aumentar a vantagem competitiva de seus clientes, fazendo com que seus custos totais (TCO) diminuam e melhorando a performance de suprimentos e garantindo o fornecimento de materiais e serviços em qualidade.

Uma das maiores preocupações que existe no mundo de suprimentos é a parte que envolve questões tributárias. Cerqueira conta que existe um déficit de entendimento sobre tributos na área de suprimentos. “Nem todas as empresas possuem uma área de suprimentos qualificada para entender a questão dos tributos no Brasil, o que é muito difícil para qualquer um. Nós identificamos essa necessidade de ter um parceiro que entende muito da complexidade dos tributos do nosso país e possui também tecnologia para dar suporte às ferramentas, softwares de suprimentos”, explica.

Aprimorando a área fiscal com a expertise da Systax e aderindo engine de cálculo em processos da Procurement Garage, uma visão estrategista permite que vantagens competitivas sejam geradas, funcionando da seguinte forma: os compradores conseguem verificar a correção de tributos indicados ou mesmo segregar os tributos para analisar não apenas os preços das cotações de compra, e sim os custos finais – identificando o que há de tributos recuperáveis em cada transação. Isto pode mudar totalmente o processo decisório da empresa vencedora.

A parceria não fica restrita ao pilar da tecnologia, ela também se estende à parte de coaching. Treinamentos na área de tributos para o mundo do comprador serão ministrados em conjunto pelas empresas. “Outro ponto muito importante dessa parceria é a parte de formação profissional, ou seja, vamos dar treinamentos conjuntos, a Systax e a Procurement Garage darão treinamentos na área de tributos para esse mundo do comprador”, diz Cerqueira.

As expectativas da PG são altas, visando uma solução diferenciada das demais, que seja qualificada para proporcionar aos clientes maior segurança nas operações fiscais. “Esperamos oferecer uma solução integrada onde vamos garantir e certificar que a área de suprimentos dos nossos clientes vai estar tecnicamente suportada e capacitada para poder avaliar não só a questão do preço, do frete e da qualidade, mas também um fator preponderante na análise de comprar, que é o impacto dos tributos sobre a mercadoria que está sendo adquirida”, finaliza Cerqueira.

Para Fábio Rodrigues, diretor da Systax, “as operações fiscais dentro dos processos de compra não devem ser esquecidas pelas empresas, pois elas são essenciais para a saúde fiscal de uma organização. A parceria entre a Procuremet Garage e a Systax proporcionará segurança e confiança à cadeia de suprimentos”, conclui o executivo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail