Home > Notícias

Produtor agropecuário impulsiona negócios por meio de internet banda larga via satélite

Hughes leva conexão a produtores em região afastada dos grandes centros urbanos

12/02/2019 às 14h05

satélite
Foto:

O último levantamento sobre o setor agropecuário brasileiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa que a área destinada à agropecuária no Brasil aumentou 16.573.292 hectares entre 2006 e 2017.

Com base nesse cenário de crescimento e de grande potencial de geração de negócios no Brasil, os produtores agropecuários se destacam. É o caso do pecuarista João Carlos Trevisanuto, que vive na roça e encontrou na internet banda larga via satélite um meio para impulsionar seus negócios na zona rural.

“Fui bancário por 35 anos, rodei bastante pelo Estado de São Paulo, morei em várias cidades, inclusive na capital por 15 anos, e depois de aposentado fui morar na roça”, conta. “O problema que senti bastante quando fiz essa mudança para o campo foi a falta de comunicação. Eu não tinha como fazer minhas transações comerciais e ficava muito limitado ao boca a boca.”

Graças aos serviços da HughesNet, unidade de negócios residenciais da Hughes, líder mundial em telecomunicações via satélite, Trevisanuto pôde se conectar à internet na área rural, impulsionando ainda mais seus negócios.

“Hoje em dia contar com comunicação em tempo real é essencial, e influi diretamente nas transações de compra e venda. Com a HughesNet a gente compra sementes, faz cotação de animais, da arroba do boi, e faz todo o acompanhamento pela internet em tempo real”, ressalta.

O valor do PIB agropecuário, que reflete o que foi produzido nas atividades primárias ligadas ao setor, alcançou R$ 299,47 bilhões, representando 4,56% do PIB nacional. A média de crescimento da agropecuária nos últimos 22 anos (de 1996 a 2017) é de 3,8%. Segundo a SPA/Mapa, os 13% de crescimento da agropecuária constituem a maior taxa obtida desde 1996, quando foram revisadas pelo IBGE as Contas Nacionais.

“Nosso compromisso é oferecer internet para as pessoas que vivem no campo, longe dos grandes centros, para que possam desenvolver seus negócios na área rural, sem a necessidade de frequentarem a cidade para realizar atividades que possam ser feitas pela internet. Estamos orgulhosos por poder contribuir para a geração de negócios e consequentemente com o sucesso e a prosperidade dos produtores que vivem da pecuária no Brasil”, diz Rafael Guimarães, presidente da Hughes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail