Home > Notícias

Programa de do CNPq divulga ciência entre mulheres

Déborah Oliveira

01/04/2016 às 13h49

Programa de do CNPq divulga ciência entre mulheres
Foto:

Com a ideia de discutir na academia a baixa participação de mulheres na tecnologia, a professora e vice-coordenadora da iniciativa, Daniela Borges Pavani, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criou o projeto Mulheres Cientistas: promovendo o interesse de meninas na ciência por meio da física.

A coordenadora e mais quatro bolsistas passaram, então, a produzir vídeos sobre o tema, que estão disponíveis no YouTube. O conteúdo são depoimentos destacando a realização profissional de mulheres nos campos de ciência e tecnologia (C&T). 

Assim, nasceu, em parceria com a UFRGS TV, o programa "Lugar de Mulher", disponíveis no canal da UFRGS TV na internet e no canal de  TV que a instituição de ensino passa seus programas em uma rede de canais a cabo de Porto Alegre.

O projeto é mais um dos 325 aprovados na Chamada 18/2013 - Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e foi desenvolvido ao longo de 2014. 

Segundo Daniela, o projeto continua ativo como programa de extensão da universidade e entra agora em sua terceira edição.  Em 2016, a empreitada entrou na grade fixa da TV da universidade e foi contemplado com recursos do edital MEC/Proext para realização de atividades que envolvem oficinas de robótica e de ciências para meninas e meninos de escolas públicas, oficinas de gênero, palestras para o público em geral, debates no Instituto de Física.

*Com informações do MCTI

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail