Home > Notícias

Programa Usinas Digitais quer incentivar inovação no País e estimular economias regionais

Déborah Oliveira

04/08/2015 às 11h47

Programa Usinas Digitais quer incentivar inovação no País e estimular economias regionais
Foto:

Incentivar a inovação, fomentar a produção de conteúdos digitais criativos e estimular economias regionais com a criação de parques tecnológicos e arranjos produtivos locais (APLs). Esses são os objetivos do programa Usinas Digitais, que o Ministério das Comunicações lançou hoje (4/8). O primeiro edital do programa selecionará dois projetos em 2015, cada um deles com repasse de até R$ 4 milhões pelo ministério.

Com o projeto, o Ministério das Comunicações estabelecerá parcerias com governos locais, entidades da sociedade civil ou instituições de pesquisa para incentivar projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico em APLs ou parques tecnológicos nos setores de audiovisual, visualização, música e som, aplicativos e jogo eletrônicos.

A ideia do Usinas Digitais é estruturar centros de produção e pós-produção, como estúdios de cinema, televisão e motion-capture e áudio, render farms de alta capacidade, laboratórios de aplicativos e instalações de pesquisa e desenvolvimento de software.

Como participar
As propostas podem ser encaminhadas até o dia 4 de setembro, e deverão ser apresentadas por meio do site do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV). Acesse o portal para mais informações sobre o processo.

Seleção
No edital, projetos das regiões Norte e Centro-Oeste vão contar com uma pontuação maior em um dos critérios de seleção, de acordo com o Ministério das Comunicações.

As propostas serão avaliadas por uma comissão de avaliação composta por dois representantes do MiniCom, um do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e outros dois de instituições convidadas pelo MiniCom, segundo os critérios de seleção estipulados pelo edital.

*Com informações do Ministério das Comunicações

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail