Home > Notícias

Samsung elenca 4 exemplos que provam que a inteligência artificial já está entre nós

Reconhecimento de voz é um dos recursos usados com base na inteligência artificial. Confira outros

Redação

14/02/2019 às 8h15

Foto:

Quando o assunto é inteligência artificial (AI), a primeira coisa que vêm à cabeça são robôs e atendentes de telemarketing que já conversam com o consumidor. Mas a tecnologia já é parte da ciência da computação que cria dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas – criações eletrônicas que têm a capacidade de serem inteligentes.

Com o ritmo acelerado dos avanços tecnológicos, não é preciso esperar muito para ter acesso a esse tipo de inovação. Os smartphones estão ficando mais inteligentes, tornando a tecnologia AI muito mais próxima do que se imagina: na palma das mãos dos consumidores. A Samsung listou quatro exemplos de AI em seus produtos, que mostram que a tecnologia está entre nós.

1. Mente que ouve e responde

Não precisa digitar: é só falar em voz alta com o seu smartphone e ele faz qualquer coisa. Parece familiar? A tecnologia de reconhecimento de voz já existe na linha S da Samsung desde o Galaxy S III, lançado em 2012. O recurso S Voice permite que os usuários ditem textos, controlem mídias e muito mais com o comando de voz. Só um dispositivo com inteligência artificial seria capaz de entender tantas palavras.

2. Olhos nos olhos

Imagine se a tela rolasse automaticamente conforme as pessoas estão lendo um texto. Desde 2013, no Galaxy S4, a Samsung conta com o Smart Scroll e o Smart Pause, que controlam automaticamente o conteúdo dependendo se o usuário está ou não de frente para a tela.

3. Alguém para conversar

Todos querem uma ajuda para agendar voos, informar se vai chover, informar das principais notícias do dia etc. A Samsung pensou nisso, e assim introduziu, em 2017, a Bixby1 no Galaxy S8, uma assistente virtual para todas essas coisas: ela memoriza o que o usuário gosta de fazer e trabalha com os aplicativos e serviços favoritos para ajudar o usuário a fazer mais.

4. Te vejo e te reconheço

Crianças andam de bicicleta e chamam os pais para vê-los pedalando sem as mãos. Quem usa Samsung também pode chamar as crianças e dizer: olhe, desbloqueio sem as mãos! Isso porque as câmeras dos smartphones estão cada vez mais inteligentes, e agora a inteligência artificial do aparelho reconhece o rosto do usuário e permite o desbloqueio do telefone. Dá até para brincar: no Galaxy S9, o recurso ajuda a criar emojis personalizados.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail