Home > Notícias

SAP fomenta empreendedorismo com novo programa

Déborah Oliveira

07/08/2017 às 10h01

Foto:

Em parceria com a Universidade Unisinos, em São Leopoldo (RS), o SAP Labs Latin America traz para o Brasil o SAP Next-Gen. Sua missão é conectar estudantes, clientes SAP, startups e acadêmicos para fomentar o empreendedorismo e incentivar a inovação de empresas de diversos portes e segmentos, em linha com as Metas Globais das Nações Unidas.

Daniel Duarte, executivo-chefe de Inovação e Experiência do Cliente do SAP Labs Latin America, explicou que uma ideia dificilmente é implementada por uma única pessoa. Construir inovações com um time multidisciplinar faz mais sentido e é mais viável, justificou. “Assim, o objetivo do programa é criar redes de relacionamento.”

O SAP Next-Gen tem o papel de criar uma rede de inovação e empreendedorismo, conectando estudantes, makers, startups, clientes SAP, professores e inovadores. Ao todo, são 21 espaços como esses no mundo na rede SAP. No Brasil, apesar de localizado dentro da Unisinos, em São Leopoldo, ele está aberto para qualquer universidade do País.

Duarte contou que são quatro os pilares de trabalho do SAP Nex-Gen, em São Leopoldo, listados abaixo.

Next-Gen Consulting

Nesse formato, uma empresa apresenta um problema para que a comunidade de estudantes resolva. O trabalho é realizado em um período de três meses. Na primeira semana, é desenhado o escopo a partir de um time que conta com um mentor da Unisinos, dois talentos da SAP e 15 estudantes universitários com perfis multidisciplinares. Depois da seleção do time, é desenvolvida a ideia.

O primeiro trabalho dessa frente já está em produção. “Queríamos testar o formato internamente e desenvolvemos uma ideia em torno de uma vending machine”, disse Duarte.

Vending machine, piloto do projeto SAP Next-Gen (Foto: Déborah Oliveira)

A máquina detecta o humor das pessoas que compram produtos. Também é equipada com sensores de internet das coisas (IoT) para identificar poeira em seu interior e a quantidade do estoque. “Com ela, mascar podem entender tendências de consumo, por exemplo.”

Next-Gen TechSchool

Tem como objetivo ensinar e mostrar tecnologias inovadoras para que professores possam implementar em sala de aula. “O mercado de educação precisa mudar, se atualizar”, justificou ele. Para Duarte, a tecnologia se apresentará como forte aliada de profissionais, como na cura do câncer. Segundo ele, é preciso que a academia esteja em linha com as novidades do mercado, ajudando seus alunos a vislumbrarem futuros promissores.

Next-Gen University Relations

A SAP conta, hoje, com parcerias em diversas universidades em todo o mundo para justamente discutir o futuro do ensino. A ideia das alianças é levar a tecnologia para a pauta dessas universidades e, consequentemente, para a nova geração de estudantes.

Next-Gen Startup

Duarte lembrou que o Brasil tem uma cultura de promover que um estudante vá para a universidade, saia de lá e encontre um emprego. “Mas por que não levar o espírito empreendedor para dentro da universidade, plantando uma semente de empreendedorismo lá”, questionou. É essa a ideia do Nex-Gen Startup.

*A jornalista viajou a São Leopoldo (RS) a convite da SAP

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail