COMUNIDADE
Blue Coat descobre ataque cibernético sofisticado

Blue Coat descobre ataque cibernético sofisticado

Batizado de Inception, ameaça mira executivos de grandes empresas, em setores como petróleo, finanças e engenharia

Pesquisadores dos laboratórios da Blue Coat identificaram uma ameaça virtual com estruturas altamente sofisticadas, com a finalidade de acessar e extrair informações confidenciais dos computadores das vítimas. 

Batizado de ‘Inception’ (Origem, em português), fazendo referência ao filme de Christopher Nolan, estrelado por Leonardo DiCaprio, em que um ladrão se infiltra nos sonhos das vítimas para roubar segredos do seu subconsciente, seu alvo são executivos em grandes empresas, em setores como petróleo, finanças e engenharia.

De acordo com a empresa, também estão na mira do malware oficiais militares, membros de embaixadas e funcionários de governos na Venezuela, Paraguai, Rússia, Romênia, Turquia e Moçambique.

Os ataques começaram concentrados em alvos localizados principalmente na Rússia, mas posteriormente se espalharam para as demais localidades. O método da entrega dos malwares é feito via e-mails que contém arquivos maliciosos conhecidos como “cavalos de Troia”. 

Ainda que não tenha tido registros do ataque no Brasil, a Blue Coat alerta que por se tratar de uma ameaça altamente sofisticada, algumas precauções devem ser tomadas. A primeira delas é evitar abrir e-mails não solicitados e principalmente não executar anexos desses e-mails.

Fábio Rosa, arquiteto de Soluções da Blue Coat, afirma que outra medida importante é manter os softwares atualizados, utilizar a vacina mais recente do seu fornecedor de anti-vírus, e no caso de dispositivos móveis, nunca instalar aplicativos desconhecidos ou oferecidos fora da das lojas oficiais de aplicativos. 
Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.