Home > Notícias

Senior lança assistente virtual para tirar dúvidas sobre eSocial

Tecnologia responde mais de mil perguntas por dia

22/06/2018 às 14h23

Foto:

A Senior anuncia o lançamento do Fórum eSocial Senior, comunidade on-line para tirar dúvidas sobre o eSocial – projeto do Governo integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo País, formalizando digitalmente essas informações tanto da iniciativa privada quanto pública.

Colaborativo, o espaço reúne experiências de empreendedores de todo o país relacionadas ao projeto. Em menos de 30 dias no ar, ambiente já conta com mais de 60 mil acessos e, para registrar uma nova dúvida, basta a realização de um simples cadastro – em duas semanas, mais de 600 empresas já haviam se cadastrado.

O grande diferencial da ferramenta é a presença da Sara (em inglês Senior Automated and Responsive Agent), a assistente virtual da Senior. “Somente sobre eSocial, a Sara já respondeu mais de 10 mil perguntas desde que foi agregada ao Fórum”, afirma Jean Vieira, Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da companhia.

“Cada dúvida respondida pela Sara, se fosse aberta como um chamado no suporte da Senior, por exemplo, levaria em média 20 minutos para ser atendida, ou seja, sairia mais caro para nós e muito mais demorado para o cliente – já que a resposta da Sara é imediata”, afirma Vieira.
Só para se ter uma ideia, por dia a Sara responde mais de 1mil perguntas. “Como ela está em constante aprendizado, caso algum questionamento não esteja ainda eu seu banco de dados, ela convida o usuário a pesquisar o assunto no Fórum para que, um uma próxima consulta, ela já tenha a resposta na ‘ponta da língua’”, explica o Diretor.

A Sara pode ser consultada 24h por dia, tanto pelo computador como pelo smartphone.

Humanização da tecnologia

Desenvolvida por meio da plataforma de computação cognitiva da IBM (IBM Watson), a Sara representa um importante passo para reforçar o pioneirismo e a inovação da Senior no mercado de tecnologias para gestão, oferecendo às empresas soluções que aumentam a eficiência e a produtividade dos negócios. Premiado na categoria ‘Oustanding IBM Services Solution’ deste ano, a iniciativa foi considerada inovadora e de alto valor agregado, o que destaca o excepcional trabalho da Senior em gerar valor de negócios ao entregar uma solução com tecnologia mundial incorporada a uma solução corporativa que revoluciona a experiência.

A Inteligência Artificial contida na Sara permite que ela entenda a intenção de um usuário por meio de interfaces naturais como texto ou fala, o que é diferente de comandos típicos de sistemas tradicionais. Essa é, inclusive, uma das principais vantagens do modelo cognitivo: a humanização da tecnologia. Por meio dela, a pessoa consegue interagir com um agente virtual como se fosse um ser humano. Porém, com limitações, é claro, uma vez que a relação ainda não é totalmente natural. No Fórum eSocial Senior, a Sara ajuda o usuário a conseguir informações específicas sobre o projeto, otimizando a pesquisa no ambiente virtual.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail