Home > Notícias

“Seu novo concorrente não virá do mercado que você conhece”, diz Cláudio Santos

Diferencial nos negócios é capacidade analítica e habilidade de identificar variáveis

André Spera

18/10/2018 às 18h32

Foto:

Muito se discute sobre o impacto das novas tecnologias digitais nas empresas. Mas qual o impacto disso na sociedade? Esse foi um temas explorados pela programação do palco Future Ready, durante o IT Forum Expo 2018. "Estamos passando por uma mudança, e certamente observamos o fim da era do Homo sapiens. Ainda surgirá uma nova concepção para o que nos tornaremos". Essa é a opinião do palestrante Cláudio Santos, professor da ESPM e diretor-geral da HS&E.

Para ele, existem quatro principais forças que estão definido os hábitos de consumo em todo o mundo: explosão de dados, mídias sociais, computação em nuvem e o crescimento de canais e dispositivos. "A
tecnologia não pode ser mais apenas suporte, mas área-chave nos negócios. Como vejo o cenário atual: Estamos na entressafra entre o mundo offline e online. Mas meus filhos, de 11 e 12 anos já não sabem o
que é ser off-line."

Se a tecnologia digital já uma realidade da grande maioria das pessoas, o diferencial nos negócios é a capacidade analítica e a habilidade de identificar variáveis.

Mercado pulverizado

Concorrentes disruptivos podem vir de todos os lados, diz o palestrante. "os concorrentes de vocês não virão do mercado em que estão. Ao mesmo tempo, precisam ter em mente que esse novo consumidor
'poderoso' não está somente no campo B2C, mas no B2B também.

Santos mostrou também que 56% das interações com clientes, hoje em dia, acontecem em uma jornada multievento. Ou seja, para conquistar e manter novos mercados, é importante estar em todos os canais possíveis, desde que eles atinjam seu público-alvo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail