Home > Notícias

Siemens PLM quer reforçar conceito de “gêmeo digital” no mercado

Déborah Oliveira

11/04/2017 às 8h25

Foto:

Imagine que a sociedade chegou ao ponto de produzir um clone, mas antes de materializá-lo é possível criar um “gêmeo digital”, simulando suas características e pontos fortes. Esse é o conceito por trás da estratégia da Siemens PLM Software, unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division.

Allyson Chiarini, diretor de Marketing da empresa para América do Sul, conta que a ideia é promover a combinação de simulações e testes físicos com relatórios inteligentes e análises de dados, ajudando a produzir “gêmeos digitais” dos produtos que preveem com maior nível de precisão o desempenho do produto em todas as fases do processo do seu desenvolvimento.

“Queremos tornar o desenvolvimento 100% digital, simulando produtos virtualmente antes de seguir para produção”, explica o executivo, completando que esse procedimento reduz em torno de 30% o custo de produção, além de garantir mais segurança no processo. Além desses benefícios, Chiarini destaca o fato de a metodologia verificar antes da fabricação se a matéria-prima atenderá as necessidades de prazo. “Com isso, é possível tomar decisões mais assertivas”, acrescenta.

Chiarini aponta que essa nova forma de trabalhar está em linha com o conceito de Indústria 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. “Buscamos sempre levar inteligência para o processo de produção.”

Com essa estratégia, o executivo aponta que há grandes expectativas para crescimento no mercado nacional, apesar da recessão. Segundo ele, o setor automotivo, um dos mais importantes nos negócios da Siemens PLM Software, representando 35% dos negócios globais da companhia, mostra sinais de melhoria. “Estamos próximos desses segmentos, mostrando que agora é a hora de investir, pois quando a crise passar companhias do setor estarão mais preparadas e serão mais competitivas”, finaliza.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail