Home > Notícias

Solução da Serasa Experian reduz fraudes em distribuidoras de energia elétrica

Déborah Oliveira

21/07/2015 às 13h11

Solução da Serasa Experian reduz fraudes em distribuidoras de energia elétrica
Foto:

A Serasa Experian tem trabalhado em parceria com distribuidoras do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil para disponibilizar uma lista mensal com os medidores com maior probabilidade de fraude. Para se ter uma ideia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que, no Brasil, as perdas na rede de distribuição elétrica são responsáveis por cerca de 15% de toda a energia comprada pelas distribuidoras. 

Os medidores detectam a probabilidade a partir da análise de comportamentos e características do domicílio e da pessoa física ou jurídica vinculada ao cadastro. Com as informações em mãos, a equipe de inspeção da distribuidora pode ser mais efetiva e assertiva na ação, melhorando a efetividade das inspeções e reduzindo o número de fraudes e anomalias. Dados da Serasa indicam aumento acima de 20% na assertividade nas inspeções antifraude com o uso da tecnologia.

Segundo Mariana Pinheiro, presidente da Unidade de Negócios Decision Analytics da Serasa Experian, a análise do perfil do consumidor leva em conta informações como bairro em que reside, número de pessoas na família e perfil de consumo. Além disso, segundo ela, é possível identificar, por meio da análise dessas variáveis, perfis de perdas causadas por defeitos nos medidores, que podem ser motivadas por obsolescência ou falhas técnicas não previstas no medidor.

Para a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, a implementação da tecnologia antifraude permitiu reforçar a identificação de potenciais fraudadores. 

Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP, relata que a distribuidora presta atenção no item uma vez que as fraudes prejudicam os clientes que já arcam com esses custos, uma vez que a tarifa de energia contempla as perdas elétricas. “O combate a perdas é essencial para a empresa garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança aos consumidores regulares”, finaliza.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail