Home >

Soluções de rede entre filiais podem ser descomplicadas e com baixo custo

A implementação de soluções que alavanquem a performance da rede pode otimizar o desempenho da empresa e reduzir custos operacionais

Eduardo Gonçalves*

31/05/2019 às 18h40

Foto: Shutterstock

Conectar filiais ou diversos escritórios para que funcionários, clientes e visitantes tenham acesso rápido e confiável aos seus dados e aplicativos pode ser um processo complexo, demorado e caro para a grande maioria das empresas, principalmente quando essa conexão precisa ser feita entre diversos locais distintos. Já é bastante desafiador gerenciar e manter seguro apenas um ambiente, mas quando se é responsável por dezenas ou até centenas de filiais, é mais difícil ainda.

Uma solução de próxima geração em nuvem chamada SD-Branch ('software defined branch') oferece simplicidade de operação, melhoria no gerenciamento de filiais e segurança avançada para empresas que operam com unidades distribuídas por diferentes localidades.

SD-Branch é uma solução de gerenciamento de ponta a ponta para redes com ou sem fio e redes de longa distância (WAN) voltada para filiais, sendo possível implementar 'firewalls' com reconhecimento de aplicativos, dispositivos e usuários e aplicar políticas de controle e acesso consistentes em todos os locais de acesso remoto. A solução não apenas proporciona uma melhor experiência ao usuário, mas também pode economizar dinheiro das organizações de três formas principais:

1. Combinação de diferentes funções de rede - É possível reduzir despesas com a combinação de diferentes funções de rede, como comutação, firewall e conectividade em um único 'gateway'. Em vez de três dispositivos separados, é utilizado apenas um, o que significa menos gastos com instalação e manutenção, além de menor custo com energia e resfriamento.

2. Redução de tempo de implementação em grande escala - A implantação de conectividade em diversas filiais pode levar meses de trabalho, começando com um planejamento detalhado até a visita de técnicos em cada um dos locais de instalação. A solução SD-Branch facilita a configuração de toda a infraestrutura de acesso dentro de uma filial com apenas alguns cliques. Isso economiza tempo e dinheiro na implantação.

3. Gerenciamento remoto com acesso facilitado em um único console - Além de simplificar a implantação e as operações, o SD-Branch também facilita o monitoramento de redes. A área de TI pode implantar políticas e monitorar vários locais a partir de um único painel intuitivo. Com maior visibilidade e controle, o monitoramento e as alterações da rede podem ser feitos com mais facilidade, liberando as equipes de tecnologia das empresas para focar em projetos que geram maior valor comercial.

Soluções como SD-Branch economizam tempo, dinheiro e oferecem uma experiência melhor aos clientes e funcionários. No fim das contas, é essa experiência com a marca que difere uma empresa de seus concorrentes.

*Eduardo Gonçalves é Country manager da Aruba no Brasil

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail