COMUNIDADE

7 coisas que você precisa saber para lançar uma startup

Empresa de BI lista dicas para futuros empreendedores

A quantidade de startups no Brasil está crescendo em progressão geométrica. Mais e mais pessoas escolhem esse modelo de negócios para realizar seu sonho de se tornar empreendedor. Um dos segredos do sucesso de uma startup é o conhecimento. Entretanto, com tanta informação disponível no mercado hoje, é fácil se perder. Por isso, a SEMrush, software de busca competitiva e business intelligence, separou algumas dicas de especialistas da área e startupers bem-sucedidos para dividir com os leitores que desejam entrar no mercado com convicção:

1. Acreditar
Ter fé no projeto que está desenvolvendo é essencial. O empreendedor, acima de tudo, precisa se convencer de que seu projeto tem todas as características para o sucesso, mergulhando de cabeça nessa ideia.

2. Pesquisar
Antes de começar o seu negócio, pesquise bastante, analise o mercado e defina o perfil de seu cliente. Tente pensar em como e onde seu potencial cliente pesquisa e compra produtos e serviços, pois isso pode ajudá-lo a entender as preferências do público e, inclusive, a escolher quais canais de divulgação deve utilizar para chegar até ele.

3. Networking
Não se pode tirar um projeto do papel sozinho. Você vai precisar de parceiros e clientes, portanto, é necessário fazer networking.

Muita gente acha que quantidade é mais importante que qualidade, apostam em colecionar e distribuir cartões de visitas, mas não param para se aproximar e realmente conversar. Networking é uma troca e o mais importante nesse processo é poder contribuir e não simplesmente conseguir um contato.

4. O contato inicial
Como explicamos anteriormente, networking é um fator-chave para o sucesso da sua startup. Para alcançar as suas metas, você vai precisar conversar com muitas pessoas e terá que convencê-las e fazê-las acreditar no seu projeto. Não tenha medo de fazer contatos novos, use LinkedIn ou Facebook para isso e cautelosamente apresente seu projeto e as suas ideias.

5. Inteligência emocional
Por receio, muita gente não fala com pessoas que considera muito relevantes em sua área. É importante lembrar que, ao fazer o contato, o pior que pode acontecer é a pessoa não te responder ou dizer que não está interessado em seu projeto, portanto, não custa tentar. Caso não tenha sucesso, é fundamental saber lidar com a frustração e focar em outros contatos.

6. Persistência
O que é fácil, sempre tem alguém que já realizou. Portanto, entenda que precisa persistir, pesquisar, recomeçar um projeto ou refazer um contato que não deu certo. Muita gente passa meses tentando e em algum momento a persistência tem resultados.

7. Aprendizagem constante

Aproveite que hoje em dia, graças à web, o processo de aprendizagem ficou muito fácil. Você pode aprender absolutamente qualquer coisa usando a riquíssima biblioteca de conhecimentos online, seguir os líderes da sua área nas redes sociais para aprender com as estratégias deles ou pedir conselhos para seus mentores ou especialistas que já passaram por problemas parecidos.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.