Home > Notícias

Mozilla apresenta super-heróis que usam criptografia para proteger a sociedade

Guilherme Borini

10/02/2017 às 11h43

Foto:

A Mozilla encontrou uma forma curiosa para mostrar sua luta por uma internet "livre e democrática". Assim como a missão da empresa, quem também luta por questões semelhantes, mas para outras questões da sociedade, são super-heróis de quadrinhos e desenhos animados.

Por isso, a empresa nominou alguns personagens que utilizam a criptografia para o bem e para a proteção da sociedade, a fim de denotar que aspectos do universo da ficção também estão no cotidiano de todas pessoas.

Considerada vilão por alguns, como no caso Apple vs FBI, em que o governo norte-americano pressionou a empresa de tecnologia a ceder dados de usuários, a criptografia também cumpre o papel de proteger e dificultar o vazamento de informações pessoais de milhões usuários. A empresa afirma que, sem a criptografia, tanto a vida online quanto a off-line podem ser expostas para pessoas má intencionadas.

Confira a lista dos super-heróis da Mozilla:

Barbara Gordon

Barbara Gordon, também conhecida como Batgirl ou Oráculo, comumente auxilia Batman com sua expertise em computação. Ela criptografa linhas de comunicação que permitem um compartilhamento de informações sigilosas com o Cavaleiro das Trevas, permitindo que eles ajam em conjunto contra o crime.

Acredite ou não, as pessoas não são tão diferentes de Barbara Gordon quando compartilham suas informações online. Se você está logado em sua conta de banco, e-mail, ou redes sociais, há chances de seu usuário e senhas estarem codificados, protegendo vocês de espiões. E, talvez, do próprio Coringa.

Batman

Bruce Wayne, que além de ser mestre em artes marciais e possuir uma perseverança indomável e um inigualável senso de justiça, construiu um dos maiores centros tecnológicos do universo dos quadrinhos: a Batcaverna. Todos os sistemas do local são criptografados e qualquer possível brecha na segurança faz soar um alarme para que o Batman e a Oráculo se prevenirem.

Também existem espaços físicos criptografados na “vida real”. Empresas de tecnologia, por exemplo, possuem servidores que contém informação criptografada armazenada. Caso utilize algum tipo de navegador (como o Firefox), sua informação provavelmente está em contato com inúmeros servidores todos os dias. No entanto, diferente da ficção, assim que a falha for descoberta, possivelmente alguém já terá invadido seu sistema e seus dados. Por isso, uma criptografia forte reduz drasticamente a chance de alguma informação sua ser acessada por cibercriminosos.

Rick Jones e Os Vingadores

Rick Jones e o resto do Teen Brigade transmitem informação em tempo real para Os Vingadores: mensagens criptografadas e secretas servem como alertas de ameaças ou até mesmo apontar civis que precisem de ajuda. Jones e sua equipe são uma aliada frequente, além de informantes, de Os Vingadores, por conta disso a privacidade é imprescindível para eles.

Essa comunicação criptografada que trafega de uma fonte para diversos destinos também é comum mundo “real”. Por exemplo, uma rede de criptografia chamada I-24/7 permite agentes da Interpol e países aliados a distribuir seguramente informações para outros centros de inteligência ou Governos.

Homem-Aranha

O Homem-Aranha abusa do sarcasmo e ironias para deter criminosos nos quadrinhos - atividade que exerce mesmo sendo um mero estudante. Por conta disso, George Stacy, capitão da NYPD (Departamento de Polícia de Nova Iorque), mesmo sabendo da verdadeira identidade de Peter Parker, eventualmente ajuda o herói a se afastar de atividades escolares para combater o crime. Por conta disso, o diálogo presencial de ambos, em público, é criptografado: isto é, uma linguagem que apenas os dois podem entender.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail