x

Publicidade

Orange Business Services colabora com Microsoft para entregar soluções de IoT

Por Orange Business Services, Maria Eugênia Lucci

em Internet das Coisas

11 out 2017 2 meses atrás

A Orange Business Services, frente dedicada da Orange a serviços B2B, e a Microsoft colaboram para entregar soluções de Internet das Coisas (IoT) em larga escala, que otimizam os processos digitais nas empresas que atuam no setor de manufatura. Agora, as empresas podem utilizar a solução modular da Orange, a Datavenue, com o reforço do pacote IoT da Microsoft Azure, na transição para a Indústria 4.0 e para otimizar a cadeia de valor nos processos da manufatura.

Com essa colaboração, empresas do setor de manufatura podem tirar proveito das experiências tanto da Orange como da Microsoft, no que diz respeito à proteção das informações, bem como gestão de dispositivos e dados. Isso inlcui a possibilidade de trabalhar com as opções de conectividade para IoT oferecidas pela Orange, em especial, a LoRa (Low Range e Low Power networks). As aplicações variam desde a cadeia de suprimentos até o gerenciamento de inventários inteligentes para operações digitais, com manutenção preditiva, segurança dos empregados e gestão da instalação fabril e dos equipamentos industriais.

Na prática

Para clientes de longo prazo como a e.l.m. Leblanc, subsidiária francesa do Grupo Bosch, que atua na fabricação de caldeiras de gás e aquecedores de água desde 1932, a Orange entregou uma plataforma customizada de IoT baseada em Microsoft Azure, que possibilita uma solução personalizada de monitoramento remoto, além de manutenção preditiva e reativa. A empresa é a maior do mercado francês de sistemas de aquecimento de água e refrigeração para uso sanitário em casas e indústria.

“A inovação faz parte do DNA da e.l.m Leblanc – oferecemos continuamente aos nossos clientes novos serviços e mais conforto. Temos uma visão de um mundo conectado, no qual os sistemas de aquecimento otimizam o desempenho de energia para proteger o meio ambiente. A nossa ambição é ilustrada na solução Optibox para caldeiras conectadas. A e.l.m. Leblanc contou com a experiência da Orange Business Services para o desenvolvimento dessa solução. Usar o armazenamento em nuvem Azure Cloud permite alto nível de escalabilidade e soluções eficientes de machine learning com custos razoáveis”, afirmou Philippe Laforge, Diretor executivo da e.l.m. Leblanc.

A solução de monitoramento remoto coleta os dados da caldeira e cria alertas para que os técnicos responsáveis sejam notificados sobre mau funcionamento. Essa intervenção possibilita que a manutenção se torne mais eficiente, reduzindo as falhas com base na análise de dados em tempo real. Os alertas preventivos também podem ser acionados pela plataforma por meio de algoritmos de manutenção preditiva. Entre os benefícios estão a otimização dos processos de intervenção e o aumento na satisfação do cliente final, graças à um suporte técnico inovador e responsivo.

 

Projeto

A Datavenue conta com mais de 700 especialistas envolvidos em projetos de IoT e dados, 14 milhões de dispositivos conectados gerenciados pela Orange e a capacidade para processar mais de 160 milhões de itens de dados técnicos por minuto.

Com a suite Azure IoT, a Microsoft fornece um ambiente de software poderoso e consistente, que facilita a criação e dimensionamento de projetos em larga escala de gerenciamento de dispositivos e dados. Para acelerar a implantação de projetos industriais, a Suite Azure IoT engloba soluções que possibilitam às empresas rápida familiaridade com a configuração ao explorarem os projetos de IOT mais comuns, como monitoramento remoto, manutenção preditiva e fábrica conectada.

O ambiente de software fornecido pela Microsoft permite o uso de soluções avançadas, como a Cortana Intelligence Suite (Análise de dados avançados e Inteligência Artificial), Power BI (Visualização de Dados) e aplicativos móveis (Xamarin) para garantir experiências diferenciadas aos usuários.

“A parceria entre a Orange e a Microsoft é um passo importante para a nossa estratégia de crescimento com foco no mercado B2B de IoT e análise de dados. Ao adicionar as soluções da Azure IoT ao portfólio da Datavenue, oferecemos aos nossos clientes um software poderoso, assegurando a integração perfeita às aplicações empresariais da Microsoft, padrão da indústria. A parceria é uma oportunidade excelente para nós, não apenas para expandir os negócios, mas também para contribuir ativamente no desenvolvimento do mercado de IoT ao redor do mundo”, afirma, Beatrice Felder, vice-presidente executiva de experiência do cliente, IoT e Analytics, na Orange Business Services.

“A Orange Business Services e a Microsoft são parceiras de longa data. Estamos animados com essa parceria voltada para o crescente mercado de IoT. Com um parceiro como a Orange Business Services, podemos oferecer uma solução de ponta a ponta, com a confiança que temos na atuação da Orange em conectividade para IoT e atuação única em LoRa, além de sua experiência comprovada na interação de projetos de TI que envolvam sensores e dispositivos conectados”, afirma Maziar Zolghadr, Diretora de Parcerias Estratégicas, da Microsoft EMEA.

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Notícias por push

Ativar