COMUNIDADE

Microsserviços: qual a importância para os negócios?

Executivo da CA Technologies explica como é possível obter benefícios com a estratégia ao casá-la com APIs e DevOps

Nos últimos meses, microsserviços se tornaram a vedete do mercado de tecnologia da informação (TI). Trata-se de uma estratégia de arquitetura na qual os aplicativos são compostos por serviços independentes, mas que trabalham em conjunto. Mas o que isso significa para as empresas?

Essa prática tem sido fundamental no desenvolvimento de software, de acordo com a CA Technologies. Em vez de construir aplicações monolíticas que exigem longos ciclos de desenvolvimento e grandes lançamentos, as organizações estão agora criando aplicações de microsserviços múltiplos e leves.

Empresas como Amazon e Netflix popularizaram o uso de microsserviços, ao apostar no modelo para obter escalabilidade maciça e diminuição do tempo entre lançamentos de produtos digitais.

Em conversa com o IT Forum 365, Rahim Bhatia, líder de negócios para soluções de API Management da CA Technologies, explicou que microsserviços são um passo além das Application Programming Interfaces (APIs).

“APIs são críticas por diversos motivos. Um deles porque as aplicações móveis têm muita aplicação legada, que não foram feitas para os dispositivos móveis e os desenvolvedores querem ciar ótimas experiência do usuário, mas eles não têm conhecimento do que está por trás. Como, então, tornar esse processo mais simples? Com APIs”, explica ele. Com os microsserviços, prossegue, as aplicações são quebradas em componentes individuais, acelerando o desenvolvimento.

Segundo ele, microsserviços e APIs, por sua vez, estão relacionados a uma terceira metodologia: DevOps, uma prática de engenharia de software que possui o intuito de unificar o desenvolvimento de software e a operação de software. “É uma forma de investir no desenvolvimento de software de maneira holística”, observa.

Bhatia revela que todas essas nomenclaturas caem na famosa transformação digital. Afinal, elas contribuem para acelerar a estratégia digital das empresas, ajudando na rápida conquista dos objetivos propostos pelos negócios.

Recomendações

Para obter sucesso na estratégia de microsserviços, Bhatia lista algumas dicas importantes:

  1. Tenha um objetivo de mente. Pergunte-se: o que quero atingir? Onde quero chegar?
  2. Comece pequeno. “Empresas que dão o primeiro passo em transformação digital começam a ver benefícios que não imaginavam. O mais difícil é dar o primeiro passo, mas é isso que mostrará as vantagens”, alerta ele.
  3. Alinhe a organização, a cultura e a arquitetura.

*A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da CA Technologies

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.