COMUNIDADE

Investimento em servidor traz retorno no curto prazo

O paradoxo investir para crescer ou poupar gastos é dura realidade das empresas. Como lidar?

O paradoxo entre investir para crescer versus poupar gastos é a dura realidade enfrentada em empresas de todos os portes, especialmente em momentos economicamente incertos. Com isso, os investimentos costumam partir de uma razão única: a necessidade. Seja para otimizar operações, aprimorar processos ou ampliar as possibilidades de negócios, as tomadas de decisão vêm, muitas vezes, de uma urgência e nem sempre conta com planejamento antecipado.

Entretanto, um dos benefícios quando se trata de investimentos em TI é a agilidade do retorno, que pode ser no curto prazo ou até mesmo imediato. Por exemplo, a adoção de um servidor acrescenta um ganho instantâneo em processamento, capacidade e armazenamento às operações. Com um hardware de entrada, já é possível instalar sistemas complexos e soluções fundamentais como uma rede de compartilhamento. O trabalho remoto, cada vez mais necessário em novos modelos de negócios, também é amparado por um sistema conectado em um servidor.

Mas e o custo?

É evidente que esse vai variar de acordo com a demanda, mas com preços iniciais que partem de R$ 2 mil, as opções disponibilizadas pela indústria oferecem o que há de mais avançado na tecnologia com preços competitivos.

Para além disso, o investimento em um servidor de última geração é sinônimo de economia operacional. Esses equipamentos têm baixo consumo de energia elétrica, ocupam menos espaço e trazem ainda a confiabilidade que, como dizem, “não tem preço”. A segurança de dados é a primeira necessidade das empresas, uma vez que qualquer falha pode interromper um trabalho de anos e acarretar em prejuízos incalculáveis.

Como um braço fundamental para o andamento e crescimento de qualquer companhia, o servidor é o pacote completo, com a vantagem de customização total, combinando desempenho e segurança. Atentos às oportunidades, os fabricantes da área de tecnologia desenvolvem portfólios cada vez mais completos com recursos que, definitivamente, valem o investimento – nos curto, médio e longo prazos.

*Lucas Granussi é gerente de produtos de Data Center da Lenovo Brasil

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.