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Era da Inteligência Artificial: 3 pilares cruciais para atuação do CIO

Pesquisa aponta que 81% dos profissionais de TI acreditam que a área está entrando em uma fase baseada nas expectativas do clientes

As principais tendências do mundo corporativo passam pela tecnologia – desde os processos mais simples, como a mudança para cloud computing; até os mais complexos, como uso da Inteligência Artificial para entender melhor o consumidor e criar experiências de compra mais completas. Isso joga luz ao papel do CIO que, para comandar a transformação digital de maneira efetiva, também precisa se transformar, como mostra pesquisa da Salesforce.

De acordo com o estudo, feito com mais de dois mil líderes de TI, 81% deles acreditam que a área está entrando em uma nova era, baseada nas expectativas do clientes. Assim, a TI passa de um centro de custo focado em infraestrutura para uma consultora de serviços baseada em valor. Veja a seguir, os principais pilares de atuação do CIO nessa nova fase:

Inovação como base

Inovar não é apenas uma questão de diferenciação, mas, sim, fator decisivo para uma empresa se manter no mercado. Em parceria com as unidades de negócio, cabe ao CIO analisar as tecnologias que fazem diferença para o andamento da companhia, para aumentar a produtividade e a agilidade das áreas e para aperfeiçoar o atendimento.

Parceria estratégica

Os demais líderes da empresa começam a ver o CIO como um parceiro estratégico que impulsiona o sucesso comercial. Assim, em parceria com as unidades de negócio, como vendas e marketing, auxilia na melhora do atendimento e a proporcionar uma experiência de compra completa, baseada nos dados armazenados dos consumidores. Isso é possível por meio de tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT).

IA e tecnologias móveis em destaque

Inteligência Artificial, cloud computing e as tecnologias móveis, como smartphones e tablets, são as que terão maior impacto comercial até 2020 e isso vem acompanhado de mais exigências dos clientes: 58% dos clientes dizem que a tecnologia aumentou muito a expectativa que esperam das empresas ao interagirem com eles. No entanto, apenas 20% dos CIOs têm planos bem definidos de como usar IA de forma ampla.

Foco na agilidade e produtividade

A velocidade é um fator-chave na transformação digital. Para isso, os CIOs devem explorar soluções de alta performance, como os Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator, ou KPIs). Cerca de 76% dos líderes de TI dizem que a velocidade na entrega de um aplicativo ou projeto é um KPI crítico ou muito importante.

Para saber mais, baixe o whitepaper Salesforce State of IT.

Imagem: Depositphotos

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