Home > Notícias

Tráfego de dados de dispositivos móveis vai gerar o equivalente a 10 bilhões de filmes Blu-ray em 2019

Déborah Oliveira

19/05/2015 às 11h34

Tráfego de dados de dispositivos móveis vai gerar o equivalente a 10 bilhões de filmes Blu-ray em 2019
Foto:

Nova pesquisa realizada pela Juniper Research prevê que o tráfego de dados móveis gerado por smartphones, tablets e featurephones, vai se aproximar de quase 197 mil Petabytes em 2019, o equivalente a mais de 10 bilhões de filmes em Blu-ray.

Para se ter uma ideia, em 2014, o tráfego de dados gerado por smartphones, tablets e featurephones no Extremo Oriente ultrapassou a América do Norte pela primeira vez.

No entanto, a pesquisa constatou que apenas 41% dos dados gerados por esses dispositivos serão realizadas por meio de redes celulares até 2019, com a maioria do tráfego de dados móveis escoada para redes Wi-Fi. 

A pesquisa, batizada de ‘Mobile Data Offload & Onload: Wi-Fi, Small Cell & Network Strategies 2015-2019’, estima que a média mensal de uso de dados em smartphones e tablets vai dobrar nos próximos quatro anos. O consumo diário de mídia por usuários móveis vai continuar a saltar, reforçado pelo aumento da adoção do 4G, como o uso de vídeo HD.

Na avaliação do autor da pesquisa Nitin Bhas, o vídeo está incrementando o tráfego de rede. De 2014 a 2019, o tráfego de vídeo em smartphones vai crescer quase oito vezes, segundo projeções da empresa de consultoria e pesquisas. 

Atualmente, o vídeo é responsável por cerca de 60% do tráfego IP global e, em alguns mercados desenvolvidos, essa proporção é provavelmente superior a 70% nos próximos dois a três anos. 

Além disso, a pesquisa observou que o acesso Wi-Fi tornou-se agora parte integrante da estratégia de rede das operadoras. O Wi-Fi não está apenas sendo usado para descarregar os dados, mas também para manter a qualidade da conexão da chamada. 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail