Home > Notícias

Tribunal de Justiça de SP agiliza solicitações e monitoramento do ambiente computacional

Tissiane Vicentin

23/09/2015 às 12h52

Tribunal de Justiça de SP agiliza solicitações e monitoramento do ambiente computacional
Foto:

A Brasoftware, empresa provedora de soluções de tecnologia e parceira da Microsoft no Brasil, finalizou a implementação da suíte completa da solução System Center no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O projeto, que impactou 50 mil usuários internos, além de milhares externos.

A demanda inicial do TJSP era apenas a atualização do System Center 2007 para a versão 2012. No entanto, com a evolução do projeto e análises da equipe de TI do Tribunal, foi levantada a necessidade de implementação de toda a suíte, que contém sete produtos e agora possibilita diversas outras ações, além do monitoramento do ambiente.

A Brasoftware foi selecionada para desenvolver o projeto a partir do edital de licitação lançado pelo TJSP, que buscava uma empresa certificada pela Microsoft e com projetos já executados com o System Center. Além do licenciamento da solução, a Brasoftware realizou a implantação, treinamentos para as equipes internas e todo gerenciamento do projeto, que durou cerca de 12 meses.

Com a suíte completa do System Center instalada, a área de TI do Tribunal passou a contar com soluções de backup e uma ferramenta para abertura de chamado e gestão de mudanças. Outro benefício das novas soluções instaladas é a integração com outros produtos Microsoft já presentes anteriormente entre os ativos de software do Tribunal.

O principal desafio do projeto foi a customização do ambiente, explica Attília Capella, gerente de Projetos da Brasoftware, que participou da implementação no TJSP. “A instalação do projeto em si é bastante automatizada. O mais complexo é adequar a ferramenta para cada cenário e cada ambiente do Tribunal. Houve necessidade de integração com várias áreas e equipes, que foi um grande diferencial do trabalho realizado”, afirma.

De acordo com Edivaldo Sartor, coordenador de TI do TJSP, a ferramenta permite que os chamados sejam solucionados mais rapidamente ou, até mesmo, evitar ocorrências de indisponibilidades com uma monitoração proativa.

A Brasoftware foi responsável pela arquitetura, implantação, configuração, customização e testes da infraestrutura em alta disponibilidade e pela implementação dos produtos da Suíte.

Entre as atividades realizadas pela Brasoftware estão a criação de um relatório de consumo de energia dos prédios do Tribunal, na capital de São Paulo, além de um dashboard e relatório da experiência do usuário final da principal aplicação do Tribunal, bem como a implantação da monitoração da infraestrutura de servidores, aplicações, Banco de Dados, storage, hosts do ambiente virtualizado, serviços, equipamentos de rede, URL, solução atualizada de antivírus, entre outros componentes que se interligam no ambiente computacional. Por fim, a criação de um dashboard com o mapa do estado de São Paulo mostrando a disponibilidade do ambiente por Circunscrição Jurídica.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail