Home > Notícias

Um terço das pessoas tem dificuldade de se afastar da tecnologia

Déborah Oliveira

30/06/2017 às 17h20

Foto:

Como as pessoas estão lidando com a tecnologia conectada? Para buscar a resposta a GfK, empresa de pesquisas, foi a campo em 17 países e ouviu 22 mil usuários de internet com mais de 15 anos.

Segundo o levantamento, em cada três pessoas (34%) acha difícil se afastar da tecnologia, mesmo sabendo que deveriam. Os adolescentes entre 15 e 19 anos são os mais propensos a lutar com o vício em tecnologia, com pouco menos da metade (44%) afirmando que sentem dificuldade em fazer uma pausa da tecnologia, mesmo quando sabem que deveriam. Isso cai para 41% para quem tem mais de vinte anos e 38% para quem está na casa dos trinta.

Para os grupos de 50 a 59 anos e para os de 60 ou mais, ambos são o ponto de inflexão, onde há porcentagens mais elevadas que afirmaram não ter nenhum problema para se desconectar da tecnologia, do que porcentagens que dizem ser difícil se desconectar. Por outro lado, o estudo mostra que o sexo (gênero) não faz nenhuma diferença na luta das pessoas para se desconectar.

Ainda de acordo com o estudo, para as pessoas que vivem em famílias de alta renda, em todos os 17 países, 39% acham difícil se desconectar da tecnologia, mesmo quando sabem que deveriam, enquanto 11% acham fácil - uma diferença de 28 pontos percentuais. Isso contrasta com as famílias de baixa renda, onde 30% acham difícil, enquanto 20% acham fácil - uma diferença de apenas dez pontos percentuais.

Quando o estudo analisa os dados por país, a China tem o porcentual mais alto (43%) de população on-line que concorda totalmente que é difícil desconectar-se da tecnologia. É seguido de perto pelos países latino-americanos pesquisados (Brasil com 42%, Argentina 40%, México 38%), com os EUA em quinto lugar (31%). Em sentido contrário, a Alemanha tem a maior percentagem (35%) de população online que discorda totalmente que é difícil deixar a tecnologia. É seguido pelos Países Baixos (30%), Bélgica (28%) e Canadá e Rússia (ambos com 27%).

Todos os dados apresentados neste press release representam as duas respostas na parte mais baixa (discordância) e as duas mais altas (concordância) em uma escala de 7 pontos, onde "1" significa "discordo totalmente" e "7" significa " concordo totalmente" com a afirmação: "Acho difícil me desconectar da tecnologia (meu aparelho móvel, computador, TV, etc.), mesmo quando sei que deveria".

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail