Home > Notícias

Você encontrou seu propósito? Faça o checklist e alcance o sucesso profissional

Pesquisa classifica falta de propósito como principal causa de pessoas desmotivadas no trabalho

Victória Girotto da Effecta Coaching

27/02/2019 às 18h26

Foto: Shutterstock

Quando você acorda de manhã, como se sente? Energizado e vibrante para aproveitar o dia e trabalhar muito? Ou desanimado e sem motivação? Uma pesquisa realizada pela plataforma Love Mondays em janeiro (30/1) indica que 70% dos brasileiros empregados atualmente não estão satisfeitos e desejam mudar de emprego. O principal motivo, para 29,6% das pessoas, é encontrar um novo trabalho que seja mais conectado com o seu propósito de vida. Para alcançar resultados melhores e conquistar a felicidade no âmbito profissional, é essencial encontrar uma razão, um propósito e trabalhar com o que acredita.

Antes de sair atrás de um novo emprego, procure entender qual é o propósito que você deseja seguir na sua vida. “Muitas pessoas ainda não encontraram um propósito para a vida. É ele quem dá sentido a tudo que fazemos, é o que nos motiva”, comenta a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini. Você, já achou o seu propósito de vida? Responda o checklist abaixo colocado pela especialista em carreira e negócios e descubra:

- Você está fazendo o que está fazendo pelos motivos certos? Determine sua missão como profissional e alinhe sua função com essa missão: o que você quer representar na empresa?
- Encontre coisas boas na sua função. Você tem noção do que ela significa para o resultado final da empresa?
- O que realiza as pessoas é a superação. Se você não se desafia e nunca é desafiado, mesmo que você goste do que faz, em pouco tempo vai se desmotivar. Então esteja sempre à procura de fazer melhor. Busque ser melhor a cada dia!

- A obrigação de se desenvolver é sua. Seja persistente e pare com o “mimimi”. As reclamações fazem parecer que existem responsáveis externos para sua performance. Invista em si mesmo.

- Entregue valor, sirva valor e melhore tudo que você faz e quem você é a cada dia

- Se “reapaixone” todo dia. Mantenha o foco no que é positivo.

- Seja gentil com você e com as pessoas, ajude as pessoas a serem melhores.

- Peça ajuda, desenvolva as pessoas no seu time, compartilhe sua expertise, aja hoje como se você já tivesse o cargo que deseja amanhã.

- Faça mais que o combinado. Vá sempre além e surpreenda.

- Busque ter uma vida equilibrada não só profissionalmente. Reserve um tempo para o que te faz feliz na vida pessoal.

- Quais são seus talentos? Relacione as atividades que você faz muito bem e adora fazer. Pode ser no âmbito profissional ou um hobby. Não precisam ser coisas que lhe tragam, neste momento, resultados financeiros. Apenas atividades que você faz de forma muito bem feita. Essas são boas oportunidades de futuro para você.

- Como esses talentos podem ser úteis? Descubra de que forma eles podem ser usados para contribuir com os outros. Todo talento, por conceito, deve prover à humanidade um benefício ou uma utilidade especial.

- Quais talentos você tem colocado em prática? A pessoa que conhece seus talentos precisa usá-los. Dessa forma, estará automaticamente fazendo com que eles se transformem em um propósito de vida para você.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail