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Micro e pequenas empresas apostam em relacionamento digital

Por NBPRESS, Barbara Acacia

em Você Informa

04 out 2017 2 meses atrás

Representando cerca de 90% das companhias nacionais, as micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB). No dia 5 de outubro, comemora-se o dia desse importante segmento da economia brasileira que aposta, cada vez mais, no relacionamento digital para conquistar e engajar seu público-alvo, além de se destacar da concorrência.

“Relacionar-se com o cliente é uma prática essencial, independentemente do tamanho do negócio. Pequenas empresas que entendem a importância de enviar comunicações para seu público conseguem ampliar seu porte rapidamente”, ressalta Victor Popper, diretor-geral da All iN, unidade de relacionamento digital da Locaweb. “Para uma estratégia eficiente, não se deve enviar apenas produtos e serviços, mas também informação útil”, completa.

Em 2016, de acordo com a Return Path, especialista em entregabilidade, a taxa de conversão das campanhas de e-mail marketing das PMEs foi de 8%. O uso da ferramenta visa atingir uma base de clientes opt-in (ou seja, aqueles que solicitaram receber essas mensagens), enviando comunicações como marketing (aniversário da loja, ofertas), relacionamento (aniversário do consumidor, cliente fidelidade) ou transacionais (pagamento aprovado, pedido enviado etc).

E-mail marketing

Segundo dados de 2017 da Rock Content, empresa de marketing de conteúdo, aproximadamente 80% das organizações brasileiras utilizam algum tipo de solução para envio de e-mail marketing. “A melhor forma de fazer esses disparos é trabalhar de maneira automatizada, usando ferramentas robustas de marketing digital, que possibilitem que haja uma programação de acordo com a estratégia do empreendedor”, explica o executivo.

Com o avanço da tecnologia, a maioria das pessoas já não faz distinção entre lojas físicas e virtuais e, antes de fechar uma compra, procura pela internet informações de produtos e serviços, comparam preços e conferem as avaliações de outros consumidores. “Por isso, ser lembrado pelos clientes é, sem dúvida, a melhor forma de criar um relacionamento no mundo digital”, finaliza Popper.

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