x

Publicidade

Rede varejista Angeloni agiliza transações comerciais com solução de armazenamento totalmente flash da Pure Storage

Por Capital Informação, Eduarda Araújo

em Você Informa

06 jun 2017 6 meses atrás

A Pure Storage, fornecedora de armazenamento totalmente baseado em flash, anuncia que o Grupo Angeloni escolheu o FlashArray da Pure Storage para armazenar os dados corporativos e processar as informações geradas pelas suas empresas. Considerado a décima maior rede de supermercados do País, o Angeloni é formado ainda por farmácias, postos de combustíveis e e-commerce.

Com o crescimento das operações comerciais, os negócios do grupo empresarial passaram a exigir uma alta disponibilidade do sistema de armazenamento. Porém, o modelo híbrido de storage anterior da companhia, composto por discos de estado sólido (flash) e mecânicos, apresentava sinais de que estava sobrecarregado, com lentidão de transações comerciais, como as de emissão de notas fiscais e de operações com cartões de crédito.

Quando o equipamento chegou próximo ao seu limite de vida útil, que é de cerca de três a quatro anos, a equipe de TI decidiu buscar uma solução de armazenamento mais eficiente e com melhor custo/benefício. “Estávamos com o equipamento entrando na obsolescência, com perda de performance, e por isso precisávamos de uma renovação tecnológica”, explica Gustavo Gaidzinski, CIO do Grupo Angeloni.

Contratada pela varejista, a Logicalis, provedora de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação na América Latina, analisou o ambiente de storage e sugeriu a implantação do equipamento FlashArray//M da Pure Storage, com 20 Terabytes de capacidade bruta, nos dois data centers do Angeloni.

Então, foi realizada uma prova de conceito, na qual o Angeloni comprovou a facilidade de implantação do equipamento – instalação e configuração levaram apenas seis horas –, bem como o desempenho que ele proporcionaria ao banco de dados e aos sistemas críticos. “A solução da Pure Storage é extremamente rápida em comparação a dos competidores. Em outras plataformas, a configuração poderia durar pelo menos o dia inteiro”, considera Gaidzinski.

Ainda na fase de testes, os arrays ofereceram o dobro da taxa de redução de dados em relação ao storage da concorrência de mesma capacidade, também testado pelo Angeloni. A diminuição de 10x ou mais no tempo de resposta para os bancos de dados que envolvem os processamentos realizados durante atividades diárias, principalmente as transações online, representou outra vantagem. Entre as funcionalidades destacadas estão ainda a compressão e a desduplicação de dados: o ganho com os dois atributos combinados foi de mais de 4x em redução de dados, ou seja, para armazenar 4.4 Terabytes das aplicações, foi necessário utilizar apenas 1 Terabyte dentro do storage.

Com a avaliação bem-sucedida da prova de conceito, o Angeloni optou pela implantação das soluções totalmente flash da Pure Storage. Desde então, melhorou o desempenho do sistema de armazenamento, com menor tempo de resposta para os bancos de dados. “Voltamos a trabalhar com folga de processamento para conseguir absorver os picos de utilização que ocorrem no transcorrer do ano sem degradar a performance das demais aplicações”, comenta Gaidzinski.

A solução da Pure ofereceu uma maior quantidade de transações executadas simultaneamente. Mesmo durante os picos de processamento de transferência de dados, o tempo de latência se manteve inalterado, importante para que o equipamento não demore a entregar as respostas, o que pode ocasionar lentidão no sistema. O Angeloni obteve ainda alguns relatórios de processamento internos, que rodam geralmente durante a madrugada, com tempos de geração reduzidos em até 50% em relação ao storage anterior. Como consequência, diminuiu o tempo de processamento noturno, bem como a extração de relatórios de Business Intelligence (BI).

“Nosso objetivo é, sempre, resolver os desafios de negócios dos nossos clientes. O profundo conhecimento de nossas equipes técnicas sobre as soluções disponíveis no mercado, somado à capacidade de analisar o ambiente e as necessidades de cada empresa são a nossa garantia de entregar a melhor solução para cada cliente”, diz Cláudio Pó, diretor de negócios da Logicalis.

“O armazenamento totalmente flash permite que usufruamos de toda a infraestrutura da melhor maneira possível. Com a adoção da solução da Pure Storage, podemos realizar análises mais profundas, com maior quantidade de dados, e, portanto, respostas mais assertivas. Hoje, processamos mais dados em muito menos tempo”, comenta Gaidzinski. Para o CIO, outro benefício é relacionado à fácil manutenção e à administração do conjunto de equipamentos, além do suporte de infraestrutura oferecido pela Pure.

O Angeloni ainda espera que, com a implantação da solução totalmente flash, haja economia de custos decorrente da redução de até 10x no consumo de energia e espaço, e também ganhos de escalabilidade, com suporte ao crescimento da demanda. “A solução totalmente flash é capaz de entregar alta performance, agilidade e simplicidade a um custo acessível”, considera Paulo de Godoy, gerente geral de vendas da Pure Storage no Brasil. “Os dados são cada vez mais estratégicos e representam uma vantagem competitiva para as empresas. As melhorias proporcionadas pelas soluções da Pure são capazes não só de permitir transformações de TI, mas também insight que forneça transformação de negócios”.

Receba grátis as principais notícias do setor de TI

Notícias por push

Ativar