Home > Notícias

Vulnerabilidade em tecnologia usada nas eleições será debatida em comissão

Déborah Oliveira

15/12/2014 às 10h46

Vulnerabilidade em tecnologia usada nas eleições será debatida em comissão
Foto:

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática debate amanhã (16/12) as vulnerabilidades encontradas no código-fonte dos programas utilizados durante as eleições de 2014, segundo informações da Câmara. O debate foi proposto pelo deputado Izalci (PSDB-DF).

Izalci diz que, antes das eleições, o PDT relatou ao Tribunal Superior Eleitora (TSE) uma série de vulnerabilidades no código-fonte dos sistemas e programas que foram utilizados nas eleições. Entre elas, estava a presença de um programa independente e separado dos demais, que pode ser caracterizado como pirata.

A denúncia foi arquivada e as eleições foram realizadas sem ajustes, conforme o parlamentar. “Em face deste e de outros acontecimentos existem dúvidas por parte de uma parcela considerável da população quanto à segurança e a lisura do processo eleitoral, assim como ao resultado das eleições, que ocorreu por uma diferença relativamente pequena frente ao numero total de eleitores”, afirmou.

O deputado pretende com o debate levar a situação ao conhecimento dos parlamentares e da sociedade e apurar detalhes da denúncia do PDT, além de ouvir o TSE sobre o procedimento que levou ao arquivamento da análise da questão apresentada pelo partido.
*Com informações da Câmara

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail