Home > Notícias

Windows Server 2003: 65% das empresas ainda não deixaram de usar versão

Tissiane Vicentin

10/08/2015 às 11h21

Windows Server 2003: 65% das empresas ainda não deixaram de usar versão
Foto:

Em 14 de julho, a Microsoft encerrou o suporte para o Windows Server 2003 e todos os servidores que ainda estivessem usando o sistema passam a não mais receber atualizações de segurança

De acordo com a Trend Micro, apenas 35% das companhias migraram para nova versão e 25% dos usuários atuais do Windows Server 2003 continuarão com o sistema mesmo sem suporte e manutenção de patches, de acordo com uma pesquisa realizada pela ESG.

Os fatores pelos quais as empresas alegam não ter feito a migração são: demanda de tempo e esforço, aplicações legadas que podem não ser executadas corretamente no OS recente, equipes de TI sem a experiência necessária para migrar e por fim a re-escrita de aplicações às vezes não eficazes em termos de custos.
 
O Windows Server 2003 é usado na maioria das empresas para executar aplicações empresariais críticas como: Active Directory, Compartilhamento de Arquivos e hospedagem de sites internos. Dessa forma, não atualizando torna a rede de empresas alvo fácil para ser explorado - o que poderia resultar em violações de dados, infecções de malware e ataques direcionados.

A Trend Micro ressalta que, para impedir invasões, é preciso avaliar os riscos dos dados situados nesses servidores e determinar se estão seguros. Se não estiverem, é preciso garantir controles de segurança avançados.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail